sábado, 16 de julho de 2016

Descaso com educação em Cabo Frio leva professor a vender balas em ônibus para dar aulas

Como já foi abordado em outras matérias nossas, a crise econômica que assola o estado do Rio de Janeiro e seus municípios tem atingido de maneira preocupante não apenas a população, mas também os servidores públicos estaduais e municipais.

Ontem o editor estava realizando um deslocamento pela região dos lagos rumo a Cabo Frio, quando se deparou com uma cena que nos leva a refletir e no mínimo cobrar mais respeito das autoridades constituídas responsáveis pela gestão dos recursos públicos para com nossos servidores públicos. 

Um professor de inglês que leciona na rede municipal de Cabo Frio embarcou no mesmo ônibus em que eu estava, pagou sua passagem, logo em seguida se apresentou aos demais passageiro de maneira muito educada e humilde, explicando sua situação, onde desde o mês de maio não recebe seu salário e com isso teve de buscar uma alternativa para cumprir sua missão de dar aulas aos seus alunos em duas escolas municipais:

"Estou vendendo bala, para poder pagar contas atrasadas, porque infelizmente meu salário de professor está atrasado e se eu ficar à mercê da Prefeitura vou acabar correndo o risco de ser despejado. Não posso deixar minha família passar por uma situação dessa. E é por isso que estou me virando para pelo menos garantir as contas básicas, aluguel, água e luz pagas, para ter um pouco de tranquilidade para trabalhar. Porque mesmo sem receber salário e vale transporte, a gente vai para a sala de aula porque temos compromisso com e ensino e a educação dos alunos", disse o professor

Este honrado professor, vendia dropes no coletivo para custear suas despesas enquanto o município não honrasse com seu salário. Atitude digna de ser publicada em nossa matéria.

Como brasileiro e nacionalista que defende a integridade de nossa nação, me dirigi ao professor, com o qual tive o prazer de conversar durante o restante da viagem. Agradeci e parabenizei este brasileiro por seu esforço e o exemplo que esta dando, pois mesmo diante da injustiça se mantém firme na luta por um país melhor, onde isso só será possível com educação e cultura.

O professor que prefiro não divulgar o nome afim de não o expor, não por sua atitude, maspela covardia e represálias que qualquer covarde que esta por trás de uma mesa em algum gabinete do governo de braços cruzados possa promover, enquanto o futuro do Brasil esta abandonado como todo nosso sistema de ensino, que além de estar longe de atingir um nível adequado quanto a infraestrutura necessária para fornecer um ensino que prepare nossos jovens para os desafios que a vida e o mercado de trabalho irá lhes impor, ainda conta com a falta de consciência política em relação á valorização de nossos professores e profissionais de educação.  Salientou a urgência de uma mudança na postura de nossa população e o apoio da mesma para mudar o atual quadro que se encontra não apenas no município de Cabo Frio, como também nos demais municípios e estado. 

Mesmo diante de tamanha crise, a qual já era previsível por conta da redução dos royalties aos municípios da região devido a nova lei de partilha dos mesmos, o prefeito da cidade investiu em dispendiosas obras que poderiam ser adiadas ou mesmo não serem realizadas devido a futilidade das mesmas, onde se investiu milhões em verdadeiros elefantes brancos, enquanto a saúde e educação foram deliberadamente deixados de lado, além de ignorar os indicadores que apontavam para o agravamento da crise econômica no país e principalmente no estado do Rio de Janeiro. Logo acredito que possamos classificar a atual penúria que enfrenta o município de Cabo Frio responsabilidade de uma má administração, onde quem paga a conta são os munícipes e servidores públicos. 

Eu como brasileiro já não consigo mais me calar diante de tamanha falta de responsabilidade política com nosso povo, seja em qualquer das esferas políticas, acho que já é chegada a hora de nós brasileiros darmos um basta nessa situação, é hora de nos mobilizarmos como uma sociedade ordeira e conscientes de nossos direitos e deveres, cobrar do poder público não apenas por respostas, mas por ações concludentes contra a improbidade administrativa escancarada que se observa abertamente pelos atos de nossos políticos, chega de sermos omissos, chega de sermos passivos diante de tanta corrupção e má administração do dinheiro público. Pois como o professor que comigo conversou naquele ônibus: "Não se pode ter progresso sem ordem, a própria bandeira nacional diz: Ordem e Progresso". Então eu através desta matéria quero parabenizar não apenas o professor o qual tive a honra de conhecer, mas dizer a todos os professores e profissionais da educação não apenas de Cabo Frio, mas de todo o Estado do Rio de Janeiro e mesmo do Brasil, que se unam, sejam perseverantes, lutem por nosso país, olhem pelo bem maior que é nosso futuro, continuem fazendo sua parte, continuem educando nossos jovens, ensinem a eles o valor que eles tem que aprender, não ensinem apenas o que a cartilha inútil e servil do MEC reza, chega de termos uma fábrica de cidadãos vazios sem conteúdo e sem conhecimento do que realmente acontece ao seu redor, a mídia não é nossa aliada nessa luta, somos nós brasileiros de bem que amamos e respeitamos nossa pátria e nosso próximo que temos de fazer a mudança, mostrem aos seus alunos o que vocês estão enfrentando, não cruzem os braços a eles, não façam o que o governo espera, que é formar mais "brasileiros" sem capacidade de compreensão de nossa política e sociedade, levem a sala de aula discussões e debates que levem a reflexão e alimentem a vontade de conhecimento, o raciocínio, pois quando isso for feito, ai sim teremos um país melhor, ai sim teremos cidadãos conscientes, capazes de discernir e mudar os rumos de nosso país.

O Brasil tem jeito sim, é por pessoas como o professor que vende dropes no ônibus para continuar dando aulas, mesmo sem salário, que eu acredito que o Brasil tem solução, mas a solução depende de cada um de nós.

Professores e profissionais de educação, vocês tem sim o respeito e reconhecimento de nosso povo, mesmo que nossos políticos temam que um dia possamos promover uma educação qualitativa com a qual o Brasil possa abrir seus olhos não apenas para a causa da educação e cultura, mas principalmente para termos a capacidade de refletir e raciocinar com base em nossos direitos e deveres constitucionais e cobrarmos que os mesmos sejam cumpridos em sua integra por nossos representantes municipais, estaduais e federais, poderemos mudar nosso país.

Nós do "A Voz Carioca" estamos trabalhando e em breve iremos publicar uma série de matérias sobre os municípios da região e esperamos o apoio de nossos leitores para que sejam possíveis as mudanças que necessitamos em nossa sociedade, você tem a força que precisa para promover a mudança, pois quando você muda seu modo de pensar e agir, o mundo muda ao seu redor.

Angelo Nicolaci
Editor


Nenhum comentário:

Postar um comentário